Teatro, praia acessível, festival cultural e surfe adaptado integram programação diversa nas capitais.
Neste fim de semana será marcado por uma agenda diversa que conecta cultura, inovação e acessibilidade em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre estreias, festivais e atividades gratuitas, o público poderá vivenciar experiências que unem arte, inclusão social e tecnologia assistiva.
Recife: teatro acessível e Praia Sem Barreiras no Setembro Verde
A programação recifense do fim de semana abre espaço para o teatro da S.E.M. Cia. de Teatro, que apresenta o espetáculo “Um depoimento real”, no sábado (28) no espaço Cênicas, às 18h e na terça-feira (30), no Compaz Dom Helder Câmara, às 14h e 16h. A obra aborda a negligência, denuncia silenciamentos e reforça a importância do afeto e das redes de proteção. As apresentações acontecem em dois espaços culturais da cidade. As sessões contarão com interpretação em libras. A entrada é gratuita com 1kg de alimento não perecível e as retiradas dos ingressos tem ser feitos sympla.
Já no domingo (28), o projeto Praia Sem Barreiras ganha nova edição no Posto 7 da Praia de Boa Viagem. A iniciativa reúne música, café da manhã coletivo e lazer acessível, com cadeiras anfíbias para banho de mar assistido, guarda-sóis e programação cultural gratuita. Entre as atrações confirmadas, o grupo Só Frevo anima a orla a partir das 9h.
Rio de Janeiro: surfe como ferramenta de inclusão no Projeto Ondas Arpoador
Também na capital fluminense, a prática esportiva se transforma em instrumento de cidadania com o Projeto Ondas Arpoador. Realizado todos os sábados pela manhã, no Posto 7 da Praia do Arpoador (Av. Francisco Bhering, s/n – Ipanema), o projeto oferece aulas gratuitas de surfe para pessoas com deficiência, promovendo inclusão e reabilitação.
Idealizado pelo professor e terapeuta Rogério Pessoa, o projeto já impactou mais de 200 pessoas, entre elas jovens como Lucca, de 14 anos, que tem paralisia cerebral e encontrou no surfe não apenas uma atividade física, mas uma nova forma de autonomia.
Inspirado em iniciativas internacionais de surfterapia, o projeto adapta a prática ao contexto brasileiro e conta com apoio de profissionais como o terapeuta Tito Gomes, com mais de 25 anos de experiência.
Acessibilidade oferecida: rampas de acesso, banheiro acessível e estrutura inclusiva.
São Paulo: Festival Sem Barreiras chega à 5ª edição
O Festival Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência retorna ao Centro Cultural São Paulo, entre os dias 26 e 28 de setembro, com apresentações de música, dança, teatro, circo, mágica e stand up.
A programação começa na sexta (26), às 13h, com o espetáculo Quixote na Surdina, e segue até domingo (28), quando a Cia Circodança Suzie Bianchi e a cantora Amanda Mittz encerram a maratona cultural.
As iniciativas reforçam a importância de espaços acessíveis e da valorização da diversidade. Seja em palcos culturais ou nas areias de uma praia, o fim de semana promete experiências que unem lazer, aprendizado e cidadania.