Ferramenta inovadora garante atendimento em Libras 24h e convênios fortalecem projetos voltados para pessoas com deficiência em todo o Estado
O Governo de Pernambuco deu um passo decisivo para ampliar a inclusão e a cidadania das pessoas com deficiência. Foi lançado o aplicativo “Tá Na Mão”, uma plataforma digital pioneira que oferece intermediação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Disponível para computadores e dispositivos móveis, o serviço funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, assegurando que pessoas surdas possam contar com atendimento em tempo real nos órgãos públicos das áreas de saúde, segurança e cidadania.
“Esse lançamento marca um novo tempo na política de acessibilidade em Pernambuco. O aplicativo Tá Na Mão assegura que pessoas surdas tenham atendimento digno e acessível nos serviços públicos, fortalecendo a comunicação institucional e garantindo igualdade de direitos”, destacou a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueiredo.
Convênios fortalecem rede de apoio
Além da novidade tecnológica, o Estado também anunciou a assinatura de convênios com 50 organizações da sociedade civil que atuam em defesa das pessoas com deficiência. Ao todo, estão sendo investidos R$ 6 milhões, por meio de termos de fomento que destinam entre R$ 60 mil e R$ 120 mil para projetos espalhados por todas as macrorregiões de Pernambuco.
O objetivo é ampliar atendimentos, garantir acesso a direitos e fortalecer a rede de apoio social, impactando diretamente a vida de milhares de famílias pernambucanas.
Para a presidente da Associação Caruaruense de Cegos (Acace), Lucy Tertulina Alves, a iniciativa representa um marco para o movimento de inclusão no Estado: “Me sinto honrada e reafirmo que os pernambucanos ganham muito com essa ação. Esse incentivo vai servir para trazermos mais investimentos para dentro da associação”, afirmou.