Voltada para pessoas com deficiência auditiva, iniciativa garante premiação de R$ 5 mil e reforça o protagonismo no Carnaval da cidade
Com o objetivo de valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência e ampliar sua participação no Carnaval mais democrático do Brasil, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, promove o 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife 2026. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de janeiro.
Nesta edição, o concurso é voltado exclusivamente para pessoas com deficiência auditiva, que concorrerão aos títulos de Rei e Rainha, com premiação de R$ 5 mil para cada vencedor.
“O Carnaval do Recife é uma festa de todos e para todos. Ao fortalecer o Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência, a Prefeitura reafirma o compromisso com a inclusão, a valorização das pessoas com deficiência e o direito de ocupar, com protagonismo, os espaços culturais da cidade. Mais do que um concurso, essa é uma ação de reconhecimento, respeito e visibilidade”, destaca o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, residir no Recife e possuir deficiência auditiva. As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail reirainhapcdrecife@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99488-6570. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, laudo ou comprovante da deficiência auditiva, além de contato telefônico e e-mail. Todas as regras e informações detalhadas estão disponíveis na edição nº 3 do Diário Oficial do Recife, publicada em 10 de janeiro.
O concurso acontecerá em duas etapas, no dia 30 de janeiro, a partir das 10h, no Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal. A Comissão Julgadora irá avaliar critérios como desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma), ritmo, adereços e frevo no pé.
Durante o Carnaval do Recife 2026, o Rei e a Rainha com Deficiência participarão das agendas carnavalescas oficiais da cidade, organizadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, reforçando a presença e a visibilidade das pessoas com deficiência na maior manifestação cultural do município.
Mais informações podem ser obtidas pelos mesmos canais de inscrição, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.



