+

Portal Eficientes fará cobertura colaborativa sobre a COP30

Foto panorâmica de uma grande construção com fachada marrom e textura. Na parte superior da fachada, estão logotipos e textos brancos: o símbolo da ONU para clima, a frase "United Nations Climate Change" e, ao lado, o texto “COP30 Brasil Amazônia”. Em frente ao prédio, há pessoas caminhando e formando grupos, como se estivessem chegando ou aguardando entrada. 

Parceria da Eficientes com 21 veículos vai fortalecer a cobertura inclusiva sobre clima, direitos e desigualdades

Nesta segunda-feira (10), começa a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), evento que segue até 21 de novembro. Para ampliar o acesso às discussões, a Eficientes estabelece parceria com a Casa do Jornalismo Socioambiental, base operacional de cobertura colaborativa que reunirá dezenas de jornalistas e 21 veículos de comunicação comprometidos com uma abordagem plural, crítica, socioambiental local e global. O conteúdo produzido por jornalistas credenciados da COP30 será republicado por mais de 50 veículos do Brasil e do mundo.

A Casa do Jornalismo foi idealizada e organizada por InfoAmazonia, #Colabora, Envolverde, Eco Nordeste, ((o))eco, Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Open Knowledge Brasil. Entre os veículos que integram a cobertura também estão: Agência Pública, Alma Preta, Ambiental Media, AzMina, Carta Amazônia, Ciência Suja, Intercept Brasil, Nexo, O Joio e O Trigo, Repórter Brasil, Revista Cenarium, Site Independente A LENTE, Agência Urutau, O Varadouro e Voz da Terra.

O Portal Eficientes parte do princípio de que não existe debate climático justo sem informação acessível e que pessoas com deficiência não podem ficar de fora das decisões que impactam o presente e o futuro do planeta. Por isso, a cobertura da COP30 precisa incluir no debate ambiental quem historicamente tem sido apagado das discussões públicas. “Se pessoas com deficiência não forem incluídas nas discussões e nas soluções, o debate climático já nasce incompleto. A emergência climática aprofunda vulnerabilidades e, por isso, acessibilidade não é pauta paralela, é central”, pontua Larissa Pontes, presidente do Instituto Eficientes. “O futuro do planeta só será sustentável se for acessível, inclusivo e possível para todas as pessoas, especialmente aquelas que, por tanto tempo, ficaram à margem das decisões que definem o amanhã”, completa a gestora.

Apoie o Eficientes!

O Instituto Eficientes é uma iniciativa
sem fins lucrativos que produz jornalismo acessível, gratuito e independente. Com seu apoio, conseguimos manter nossa equipe, garantir recursos de acessibilidade, custear deslocamentos para coberturas e investir em novos projetos.

No Brasil, mais de 45 milhões de pessoas têm alguma deficiência e esse grupo ainda enfrenta barreiras para acessar informação jornalística de qualidade.

Se você acredita em uma comunicação inclusiva e no direito à informação para todos,